Estácio de Sá lança enredo e apresenta a nova equipe de Carnaval

0

No dia 13 de maio, durante a Feijoada do Leão, a vermelho e branco do morro de São Carlos anunciou seu enredo e apresentou a equipe para o próximo Carnaval. A abertura do evento ficou sob a responsabilidade de Jorge Caetano e da banda Swing Carioca e, também, contou com a presença da Unidos de Padre Miguel e Portela. O enredo “Chão de Devoção: Orgulho ancestral”, será desenvolvido pela dupla de carnavalescos Mauro Leite e Marcus Paulo. A explanação e entrega da sinopse acontece no dia 16 de maio, às 19:30h, na quadra de ensaios.

Apresentação do Enredo:

A Estácio de Sá, consciente do seu papel sociocultural, procura evidenciar a cultura do povo preto em um espaço de resistência, a favor do mínimo de dignidade humana e da legitimação de origens e traços culturais, extremamente, rico e diverso e as religiões de matriz africana que desempenham um papel fundamental na sua expressão.

E foi com a chegada desse povo, da região congo-angolana, em terras brasileiras que a magia africana se infiltrou nesse solo, criando raízes profundas carregadas de fé, cultura e arte mostrando o poder do renascimento e da transformação. Essa força e magia vieram guardadas no coração dessas mulheres, pretas mães, nossas mães, tias, avós, nossas bases. Não foi nada fácil e, ainda hoje, não é!

O apagamento das histórias e identidades dos pretos e pretas escravizados no Brasil é um fenômeno que ocorreu ao longo de séculos e que tem consequências até os dias atuais. Mas, o nosso povo afro, estrategicamente, criou formas de praticarem suas culturas, sua fé e sua culinária natal. Plantaram suas sementes e, mesmo num solo adverso, puderam florir entre dores e lágrimas. E tem até hoje suas histórias mantidas pela oralidade.

A Primeira Escola de Samba do Brasil vem de forma poética numa livre adaptação artística, e, também, baseado em lendas e em ricos relatos, através desse enredo, dar visibilidade as mulheres pretas guerreiras, que aqui serão “chamadas” com seus possíveis nomes de suas terras natais, ainda livres dos horrores que mais tarde as assolariam. As meninas “Kianda e Mwana Ya Sanza”, Cambinda e Maria Conga, respectivamente, e as estratégias por elas, e, por seus pares, utilizadas em favor da propagação de suas culturas, artes, saberes e suas espiritualidades contra a invisibilidade de suas histórias.

Por fim, cabe salientar que a escola tem a clara intenção de combater o apagamento cultural causado por preconceitos estruturais contra tudo que venha do povo afro-brasileiro e a agremiação entende que isso inclui aprender sobre a história das nossas irmãs e dos nossos irmãos vindos de regiões da África, cuja, cultura culminou em solo brasileiro em diáspora africana.

A equipe

O Berço do Samba apresentou um pacotão de novos integrantes. A porta-bandeira Thaís Romi será par de Feliciano Junior na defesa do primeiro pavilhão. Marcus Paulo será a dupla de Mauro Leite no desenvolvimento do enredo. A Comissão de Harmonia vai ser composta por Alexandre Bombado, Eugênio Felipe e Yuri Maia. O Departamento de Carnaval terá o retorno de Julinho Fonseca e a chegada de Alexandre de Moraes, além de Mario Mattos e Edvaldo Fonseca, que já estavam no cargo. A Ala de Passistas ficará sob a responsabilidade de Valci Pelé, Taís Luiza, Dony e Avelino Souza.

Visando reforçar o setor musical, a escola anunciou a chegada de Hugo Bruno como Diretor Musical e Charles Silva como intérprete, que fará dupla com Alessandro Tiganá.

Confira a ficha técnica:

Presidente: Edson Marinho
Vice-presidente: Jorge Xavier
Presidente de Honra: Alex Bezerra
Administração: Cristiano Santos
Direção de Carnaval:
Mario Mattos, Edvaldo Fonseca
Alexandre de Moraes e
Julinho Fonseca

Carnavalescos:
Mauro Leite e Marcus Paulo
Direção Geral de Harmonia:
Eugênio Felipe
Alexandre Bombado

e Yuri Maia
Diretor Musical: Hugo Bruno
Intérpretes:
Alessandro Tiganá e
Charles Silva

Mestre de Bateria: Chuvisco
Rainha da Bateria: Nathalia Hino
1° casal:
Feliciano Junior e Thais Romi
2° casal:
Thuan Matheus e Crislane Santos
Coreógrafa da C. de Frente e casais:
Ariadne Lax
Presidente da Velha Guarda:
Marli Monteiro
Presidente da Ala de Baianas:
Tia Maria Luísa
Direção do Departamento Feminino:
Marli Mattos
Departamento Cultural:
Filipe Medrado
Presidente da Ala de Compositores:
Alexandre Naval
Direção da Ala de Passistas:
Valci Pelé, Taís Luiza
Avelino Souza e Dony
Direção de Destaques: Soca
Assessoria de Imprensa:
Wesley Teixeira
Captação de Recursos:
Fabiana Amorim
Bruno Tenório e

João do Bem
Comunicação e Mídias Sociais:
Márcio Dias
Departamento Jurídico:
Murilo Marques e
Kayke Domingos

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Deixe seu comentáriox