Vila Isabel vai reeditar o enredo “Gbalá – Viagem ao templo da criação”

0

A Unidos de Vila Isabel já tem enredo para lutar pelo título do próximo Rio Carnaval. A diretoria anunciou na manhã desta quarta-feira (26), que a azul e branco vai reeditar o enredo “Gbalá – Viagem ao templo da criação”, desenvolvido originalmente pelo carnavalesco Oswaldo Jardim em 1993. A releitura, agora trabalhada por Paulo Barros, terá como trilha sonora o mesmo samba-enredo da década de 90.

“Estamos muito felizes em levar novamente ‘Gbalá’ à Sapucaí. Isso é, acima de tudo, um grande presente à comunidade da Vila Isabel, que tem um carinho enorme por esse samba e enredo, que permanece atual, dentro do contexto em que vivemos. Além disso, é uma homenagem aos profissionais que defenderam as cores do nosso pavilhão, que naquele ano imortalizaram esse desfile”, destaca o presidente Luizinho Guimarães.

Com samba de Martinho da Vila, o tema ressalta a importância das crianças para um mundo melhor, levando adiante os valores e ensinamentos depois que o criador adoeceu.

Confira a carta aberta aos torcedores:

Para o ano de 2024, levaremos para a avenida “Gbalá – Viagem ao templo da criação”, reeditando o enredo do nosso desfile de 1993, do saudoso carnavalesco Oswaldo Jardim. Partindo de uma narrativa fictícia, criada à época, utilizando a cultura Yorubá como base criativa, não só prestaremos uma homenagem ao artista como também visitaremos nosso baú de memórias, propondo uma reflexão sobre nosso planeta, as mazelas que os humanos fazem à Terra e a possibilidade de nos salvarmos através das crianças e sua candura.

Em nosso enredo, o mundo em que vivemos se encontra corrompido de seus propósitos iniciais, tendo o homem se perdido de sua missão inicial, designada por Oxalá: ajudar a cuidar e manter o planeta Terra em plena harmonia. Tomado pela ganância, a humanidade envenenou o planeta fazendo, assim, com que o seu criador também adoecesse. A única alternativa para salvá-lo seria levar crianças, de todo o mundo, ao Templo da Criação para que, conhecendo o mundo tal qual foi concebido, curassem Oxalá dos males e salvassem a humanidade.

Ao chegarem, conheceram a criação do mundo, as profundezas do mar, o esplendor e colorido da natureza e logo aprenderam como o planeta se estabeleceu. Viram, também, a criação do homem e o corpo humano além de sua materialidade, observando suas diferentes formas, usos e relações culturais. Enxergaram sobre a evolução, aprendendo sobre os avanços que deveriam ser usados para que a vida humana tenha o sentido da bondade, paz e amor. Ao fim, rebatizadas nas sete águas sagradas, aprenderam o mais importante dos valores, aquele que carregavam dentro de si: a esperança! Voltaram da sua jornada carregando a certeza de que nelas reside a possibilidade de salvar nosso mundo e o caminho para um lugar melhor.

O mundo precisa de mudanças e a “criança é esperança de Oxalá”, para que a humanidade se salve de sua própria ganância. Gbalá! Resgatar! Salvar! Avante, Vila Isabel!

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Deixe seu comentáriox