Império da Tijuca homenageia Lia de Itamaracá em domingo de festa

0

Tema que contará a trajetória da Rainha da Ciranda foi apresentado para mil pessoas.

Foto: Divulgação

A tarde do último domingo (23), entrou para a história do Império da Tijuca. A sétima edição da Feijoada Imperial foi marcada por muita alegria e momentos de pura emoção. A verde e branco tijucana apresentou no Salão Nobre do Tijuca Tênis Clube sua equipe e o enredo para o Carnaval 2024.

“Sou Lia de Itamaracá, cirandando a vida na beira do mar” é o tema que o Primeiro Império do Samba defenderá no ano que vem na Marquês de Sapucaí. De autoria do carnavalesco Júnior Pernambucano e texto de Rodrigo Hilário, a agremiação apresentará um relicário das memórias e referências que deram a Lia de Itamaracá o título de Rainha da Ciranda.

A relação de Lia com as águas da ilha (o mar, o rio, o mangue) e com as festas e folgados de sua infância construíram as bases artísticas da cantora e dançarina, que no próximo ano completa 80 anos de vida, dos quais 60 dedicados à cultura popular. A relação Lia com o Carnaval de Pernambuco, repleto de ritmos e cores, completa a homenagem que a verde e branco do Morro da Formiga fará a este ícone da cultural brasileira no próximo Carnaval.

Após a explanação do enredo, que contou com a voz da atriz Valéria Alencar, a cantora e compositora Lia de Itamaracá subiu ao palco diante de uma plateia de cerca de mil pessoas. Acompanhada pelos grupos Casa do Saber Popular e Ciranda da Pedra Branca, a Rainha da Ciranda cantou alguns dos seus maiores sucessos como “Eu sou Lia”, Minha ciranda” e o clássico “Quem me deu foi Lia”. Em seu discurso, Lia não escondeu a alegria de ser homenageada.

“O Rio de Janeiro já me adotou! A sensação é de muito orgulho, muita alegria. São muitas emoções ao mesmo tempo! Estou sendo homenageada por uma escola de peso em vida. Quando eu fui convidada, não pensei duas vezes e disse ‘quero ir e me jogar nessa escola’. Em Itamaracá todo mundo ficou de boca aberta e comentando que eu vou passar na Avenida. Já estou me preparando”.

Esta não é a primeira vez que a homenageada irá desfilar na Sapucaí. Ela já participou da homenagem que a Mangueira fez nos cem anos de Pernambuco, em 2008. Na manhã desta segunda-feira (24), Lia e equipe se reuniram com Júnior Pernambucano e já definiram os detalhes para a elaboração do desfile. A cantora aprovou e se mostrou muito feliz com o que vai ser apresentado pelo Primeiro Império do Samba.

O jornalista Rodrigo Hilário foi o responsável pela elaboração da sinopse. Ele mergulhou de cabeça na vida de Lia.

“A dimensão de Lia de Itamaracá como artista é tamanha, que ela extrapolou Pernambuco e consolidou-se, ao longo de mais de seis décadas dedicadas à música, como ícone da cultura popular brasileira. Foi um desafio e também uma alegria construir o enredo do Império da Tijuca para 2024 como um relicário das memórias e referências que transformaram a cantora na Rainha da Ciranda”.

O carnavalesco que conquistou o título de 2013, levando a escola para a elite do Carnaval, destacou a importância de um enredo que homenageia essa grande artista nordestina.

“Quando criança, vi Lia cantar em uma ciranda e logo fiquei encantado com toda sua linda cantoria. Ela é Nordeste vivo, é a resistência de uma mulher negra, a cara do nosso Brasil. Fazer um enredo em sua homenagem é a realização de um sonho de menino pernambucano que foi totalmente encantado com suas melodias, com o colorido das suas roupas e, principalmente, da simplicidade de uma mulher legitimamente brasileira. Lia é cultura! Lia é nossa! Realizar o tema no Império da Tijuca é maravilhoso. Valorizar a negritude é o lema da escola e o meu também”.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Deixe seu comentáriox