Livro conta a história da São Clemente no Carnaval Carioca

0
Foto: Divulgação

O presente pelos 61 anos da São Clemente não poderia ser mais significativo. O jornalista e clementiano Alexandre Araújo passou os últimos dois anos preparando a homenagem à sua escola de samba de coração. O livro “São Clemente, uma escola de família”, da editora Livros Ilimitados, traz os detalhes das seis décadas de existência da agremiação da zona sul do Rio de Janeiro.

O trabalho incluiu pesquisa em jornais, no Arquivo Público e muitas horas entrevistas com quem fez e faz parte da história da preto e amarelo. Ao todo, mais de 100 pessoas foram ouvidas, entre carnavalescos, compositores, componentes, cantores, artistas e, principalmente, membros da família Almeida Gomes.

O principal personagem é Ivo Almeida, fundador da escola. Foi ele quem ergueu e lutou enquanto viveu pelo que considerava a parte mais importante na sua vida – A São Clemente. Ivo deixou um legado para o Carnaval Carioca e sua família, que herdou o amor pela agremiação.

“Todos que conviveram com seu Ivo são unânimes em falar do esforço que ele fez para manter a escola desfilando, apesar de todos os obstáculos enfrentados. Botar no papel uma história tão bonita, da escola que conquistou meu coração há vinte anos, foi emocionante. Tive o privilégio de ver a São Clemente passar pela Avenida quatro vezes com sambas compostos por mim, isso não tem preço”, disse Alexandre Araújo.

O autor conta que escolher as fotos no meio de um grande acervo foi a parte mais difícil:

“Imagina a quantidade de registros espetaculares que temos em seis décadas? O livro já está bem grande e se eu fosse incluir tudo que tive que deixar de fora, teríamos várias outras edições. É muita história”.

O lançamento acontecerá no bar Baródromo que fica na Rua Dona Zulmira 41 – Maracanã, no próximo dia 12 de novembro, a partir das 16h, com a presença da bateria e da ala de passistas.

“Com certeza será uma tarde emocionante, com muito samba, irreverência e lembranças. É um presente que deixo para as próximas gerações conhecerem essa escola de família”, finaliza Araujo.

“São Clemente, uma escola de família”
680 páginas – Preço: R$ 99,90

SIGA-NOS INSCREVA-SE VÍDEOS EXCLUSIVOS
Artigo anteriorEm Cima da Hora apresenta os sambas concorrentes e novos contratados
Próximo artigoInocentes de Belford Roxo promove ensaio e inscrições nas alas de comunidade
redacao@carnavalcarioca.net.br

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.