
A verde e rosa voltará a se apresentar na Avenida com uma narrativa de protagonismo negro em seu próximo Carnaval. Com o enredo “As Áfricas que a Bahia canta”, a escola mostrará as construções das visões de África na Bahia, a partir de sua musicalidade e instituições carnavalescas negras, destacando o protagonismo feminino nesse processo e as lutas contra intolerância, racismo e pelo fortalecimento da identidade afrobrasileira.
O tema abordará passagens da história preta do Carnaval pouco difundidas nas construções cronológicas da festa, com os cortejos pré e pós Abolição da Escravatura, como os Cucumbis e clubes negros, resgatando saberes e práticas ancestrais, as lutas pela inserção e reconhecimento da cultura afrobrasileira carnavalesca; os embates contra intolerância religiosa e racial dos Afoxés; as denúncias de desigualdade social pela arte dos blocos afros e a expansão da afrobaianidade através dos cantares do axé.
Assista o vídeo:
Todos esses processos, serão conduzidos com protagonismo de mulheres pretas, mães, deusas, rainhas que usaram suas “corpas” e vozes cantando e louvando para e por seu povo.
SIGA-NOS ![]() |
INSCREVA-SE ![]() |
VÍDEOS EXCLUSIVOS ![]() |