
A Unidos de Bangu já tem enredo visando o próximo Carnaval. Sob o título “Aganjú… A visão do fogo, a voz do trovão no Reino de Oyó”, de autoria do carnavalesco Robson Goulart, a escola da Zona Oeste vai contar a história de uma qualidade de Xangô, o orixá da justiça. O tema foi revelado na noite desta quarta-feira (29), dia de São Pedro, que é sincretizado com a entidade nas religiões de matriz africana, em evento para convidados.
O carnavalesco explica um pouco sobre o enredo. Para ele, a vermelho e branco vai caminhar por curiosidades sobre o orixá, entrando nos ritos e festejos que são pouco conhecidos pelo público.
“A escolha de falar de uma qualidade do orixá já se torna um diferencial na leitura, pois Aganju, por ser um Xangô menino, apresenta fatos e lendas relacionadas que pouco foram mostradas. Na nossa construção narrativa, vamos focar muito nos costumes e danças, deixando de lado o tradicional. Falaremos nos festejos relacionados a Aganju, passando pelo sincretismo, ligado às festas de São João e São Pedro”, sintetiza o carnavalesco.
A escola conquistou a 7ª colocação no desfile deste ano pela Série Ouro, ao homenagear Castor de Andrade. Desde que voltou à Sapucaí, este será o terceiro enredo com temática afro da agremiação. Anteriormente, foram apresentados “A travessia da Calunga Grande e a nobreza negra do Brasil (2018)” e “Memória de um Griô: A diáspora africana numa idade nada moderna e muito menos contemporânea (2020)”.
SIGA-NOS ![]() |
INSCREVA-SE ![]() |
VÍDEOS EXCLUSIVOS ![]() |