Prefeito Eduardo Paes entrega a reforma da Marquês de Sapucaí

0
Foto: Beth Santos / Rio Prefeitura

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, que estava acompanhado da secretária de Conservação, Anna Laura Secco, da presidente da Riotur, Daniela Maia, e do presidente da Rio-Urbe, Rafael Salgueiro, realizou na manhã desta sexta-feira (18), com a presença da diretoria da LIESA, a entrega das obras de melhoria nas dependências da Marquês de Sapucaí. Eles conheceram as ações de revitalização do sistema de drenagem e recapeamento do asfalto da pista de desfile, além do sistema de prevenção e combate a incêndio.

“O sambódromo passou por uma reforma importante. Foram investidos cerca de R$ 10 milhões na recuperação da estrutura, entre outras coisas. Acabamos de fazer a recuperação e fresagem da pista e estamos trocando a iluminação, que será cênica já a partir do carnaval deste ano. Em março, vamos iniciar os ensaios técnicos. Quero mais uma vez convidar os turistas para voltarem em abril, pois vamos ter o maior espetáculo da Terra funcionando novamente”, disse o prefeito.

Foram executados serviços, como instalação de guarda-corpos, impermeabilização das lajes dos setores de arquibancada, reforço estrutural do prédio administrativo localizado no Setor 1, instalação de castelo d’água no Setor 7, exclusivo para casos de incêndio, além da demarcação, pintada em amarelo de rotas de fuga e assentos nas arquibancadas.

“Foi substituída toda a parte de hidrante de combate a incêndio, que fica abaixo da Passarela do Samba. Outra novidade foi a instalação de pitocos brancos que serve para demarcar as rotas de fuga nas arquibancadas, pintadas de amarelo. Além disso, nos setores 2, 4, 6 e 8 foram feitas a impermeabilização para acabar com as infiltrações nos camarotes”, explicou o presidente da Rio-Urbe, Rafael Salgueiro.

Houve ainda uma série de ações de revitalização do espaço realizadas pela Secretaria Municipal de Conservação e pela Riotur. Toda a pista de desfile recebeu fresagem e recapeamento asfáltico, assim como os cruzamentos da Avenida Salvador de Sá e da Rua Benedito Hipólito com a Marquês de Sapucaí. Também foram realizadas melhorias no sistema de drenagem para captação das águas de chuva.

Foto: Beth Santos / Rio Prefeitura

“Mais que dobramos o número de caixas de ralo, visando melhorar o escoamento e evitar o acúmulo de bolsões d’água em caso de chuva forte, como vimos em carnavais passados. E o novo piso vai permitir que carros alegóricos e alas que desfilam no chão passem suavemente, evitando acidentes causados por falhas na pavimentação”, disse a secretária de Conservação, Anna Laura Secco.

O trabalho de recapeamento da pista utilizou 1.850 toneladas de asfalto e para melhorar a drenagem, o número de caixas de ralo foi ampliado de 33 para 70.

“Entregamos um Sambódromo de cara nova, com uma pista maravilhosa e um excelente trabalho de infraestrutura, que não tinha sido feito há mais de 10 anos. Teremos uma nova iluminação, que vai trazer um benefício enorme para os desfiles das escolas”, destacou a presidente da Riotur, Daniela Maia.

Os ensaios técnicos preparativos para o desfile vão começar no dia 6 de março. Devido à pandemia de COVID-19, os desfiles foram transferidos para o feriado de Tiradentes, em abril. O calendário já foi divulgado anteriormente pela Riotur.

Acesse o nosso canal no TELEGRAM

Artigo anteriorEm Cima da Hora retoma os ensaios de quadra neste fim de semana
Próximo artigoAnny Alves recebe faixa de Musa na Unidos do Porto da Pedra
Locutor nas escolas de samba do RJ, analista de sistemas, jornalista (RG 0039675-RJ), compositor e intérprete. Administrador do site CARNAVAL CARIOCA.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.