Beija-flor apresenta enredo para ativistas na luta por direitos raciais

0
Foto: Divulgação

Em uma ação relacionada ao seu enredo sobre “empretecer o pensamento”, a Beija-flor de Nilópolis recebeu, na última quarta-feira (2), em seu barracão na Cidade do Samba, ativistas representantes de entidades que lutam pelos direitos da população preta no Rio de Janeiro e em todo o Brasil. O encontro teve como objetivo ambientar os visitantes no tema da azul e branco para o Carnaval 2022, uma exaltação à intelectualidade negra.

Na Fábrica de Sonhos, estiveram presentes a coordenadora-executiva da Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial (IDMJR), a economista Giselle Florentino; a coordenadora da ONG Criola, a assistante social Lucia Xavier e o coordenador do Instituto de Defesa da População Negra (IDPN), o advogado Joel Luiz Costa. O trio foi recepcionado pelo carnavalesco Alexandre Louzada e também pelo designer, figurinista e projetista André Rodrigues – ele integra a comissão de artistas negros que desenvolve o desfile.

Foto: Divulgação

“Durante o encontro, ouvi a frase: ‘Se eu pudesse escolher uma maneira de contar a nossa história, seria dessa forma como vocês estão fazendo’. Foi uma reação tão positiva quanto à da Conceição Evaristo (escritora), que também me impactou muito na construção do desfile – conta André, ao relatar detalhes da visita.

“Essas pessoas estão no front ajudando outros irmãos no duro processo de sobreviver neste mundo. São as vozes mais importantes pra nós. Fico feliz por estarmos tocando o coração deles e de todos os que estão conhecendo o projeto”.

Giselle, Lucia e Joel foram convidados pela equipe da agremiação a desfilar na Sapucaí em abril, para quando as apresentações do Grupo Especial foram adiadas em decorrência da pandemia de COVID-19. Assim como eles, a escola está recepcionando no barracão outras figuras ligadas à causa, dia a dia. A expectativa é que elas ajudem a disseminar a mensagem de respeito e igualdade, entre outros valores imprescindíveis, que a Beija-flor prepara.

Acesse o nosso canal no TELEGRAM

Artigo anteriorBeija-flor realiza missa de 7° dia para exaltar a memória de Bakaninha
Próximo artigoLIESA apresenta nova logomarca em evento que marca o tão aguardado Carnaval
Locutor nas escolas de samba do RJ, analista de sistemas, jornalista (RG 0039675-RJ), compositor e intérprete. Administrador do site CARNAVAL CARIOCA.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.