
A Liga Independente das Escolas de Samba dedicou a sua primeira reunião plenária do ano para lançar uma campanha de responsabilidade em relação aos protocolos sanitários que serão respeitados para que todos tenham um Carnaval seguro e alegre. Ao transmitir mensagem do Prefeito Eduardo Paes, garantindo a realização dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial, entre 27 de fevereiro e 5 de março, no Sambódromo, o presidente Jorge Perlingeiro fez um apelo aos dirigentes e representantes das agremiações, que ocupavam o plenário da Cidade do Samba.
“Precisamos estar atentos aos cuidados sanitários em todas as atividades de quadra e barracão, e explicar aos componentes que só poderão desfilar aqueles que apresentarem o comprovante de vacinação, atualizado de acordo com os calendários das secretarias municipais de Saúde. Para receberem a fantasia, precisarão mostrar que estão em dia com as doses de vacina”.
Ao seu lado, o Diretor de Carnaval, Elmo José dos Santos, pediu que as escolas usassem os seus canais de divulgação, incluindo as redes sociais, para fazerem o esclarecimento, facilitando que essas providências sejam tomadas com antecedência.

Central LIESA fará o controle
dos compradores de ingressos
Logo em seguida, Perlingeiro convocou o responsável pela Central LIESA de Atendimento e Vendas, Heron Schneider, para explicar como será feito o controle das pessoas que estão comprando ingressos. Heron esclareceu que a Liga Independente usará um aplicativo específico para saber quem está vacinado ou não. Através do CPF do comprador e seus acompanhantes, o aplicativo puxará as informações do banco de dados do Ministério da Saúde. As informações positivas serão passadas para a memória do sistema das catracas, onde os ingressos são submetidos à leitura digital.

Para que tudo funcione a contento, a Central LIESA produzirá uma grande quantidade de folhetos explicativos, que serão distribuídos aos compradores de ingressos. Para acelerar o processo de consulta ao banco de dados, os compradores serão orientados a preencher um formulário com antecedência, a fim de que os dados e documentos sejam confrontados com tranquilidade, sem atropelos.
Nos casos de última hora, haverá equipes laboratoriais aptas a fazer exames de PCR, emitindo um laudo em poucos minutos. Estes exames serão cobrados. As mesmas exigências feitas aos compradores de ingressos serão observadas para os credenciados que vão para a Avenida.
Obras deixam ensaios indefinidos
Perlingeiro informou aos presidentes que a LIESA ainda não tem uma posição definida sobre a realização dos ensaios técnicos das escolas do Grupo Especial.
“Até o momento, a única certeza é de que a Viradouro fará o teste som e iluminação da passarela no dia 20”.
Explicou que ainda não existe uma data fixada para o término das obras que a Prefeitura está realizando na pista de desfile, trocando o revestimento asfáltico, além de instalar novos ralos de escoamento e tubulação de águas pluviais no lado direito. Simultaneamente, o Corpo de Bombeiros também está trocando diversos encanamentos do sistema de prevenção a incêndios.
“Acho muito difícil que tenhamos prazo para os ensaios, mas só poderemos dar uma resposta definitiva nas próximas semanas”.
Definido o calendário
do Curso de Julgadores
O presidente da LIESA anunciou que já está fixado o calendário do Curso de Julgadores que será ministrado pelo coordenador Júlio César Guimarães, no final de janeiro. No dia 24, será a vez dos jurados dos quesitos Harmonia, Bateria e Samba-Enredo; no dia 25, atuarão os de Evolução, Alegorias e Adereços e Enredo; e, no dia 26, os de Comissão de Frente, Fantasias e Mestre-Sala e Porta-Bandeira.
Para as palestras de fixação de critérios de julgamento também serão convocados os representantes das escolas nos respectivos segmentos, como diretores de Carnaval, Harmonia, Bateria, coreógrafos e outros responsáveis. Perlingeiro informou que a LIESA fará, na noite de 14 de fevereiro, num restaurante da Zona Sul, um evento para a apresentação dos julgadores que atuarão no Carnaval 2022. Na mesma noite, haverá o sorteio dos módulos de julgamento onde cada um deles atuará.