
Terá início nesta quarta-feira (22), no plenário Prefeito Eduardo Paes, na Cidade do Samba, o Ciclo de Debates Sobre Critérios de Julgamento dos Desfiles do Grupo Especial. As reuniões serão fechadas e sem cobertura jornalística, mas a imprensa terá uma exclusivamente sua para apresentar sugestões.
A iniciativa prevê cinco encontros semanais reunindo, separadamente, carnavalescos, diretores de carnaval e presidentes das agremiações, além dos julgadores que atuaram no último Carnaval. O objetivo dos debates é promover a discussão sobre os critérios de julgamento dos desfiles, procurando adequá-los à evolução do espetáculo.
Decisão final será do plenário
Os encontros serão dirigidos pelo presidente da LIESA, Jorge Perlingeiro, e o Coordenador de Julgadores, Júlio César Guimarães Sobreira. Eles apresentarão uma pauta de discussão, registrarão as sugestões apresentadas e consolidarão um documento final, que será submetido ao plenário da LIESA. As propostas de mudanças aprovadas passarão a integrar o Manual de Julgadores do Carnaval 2022. Posteriormente, elas serão consolidadas no Curso de Julgadores, segmentadas por quesitos e seus respectivos jurados.
Perlingeiro afirmou que a LIESA pretende apresentar ao público as justificativas dos julgadores antes dos desfiles do Sábado das Campeãs, que acontecerá no dia 5 de março, no Sambódromo.
“Nosso objetivo é estabelecer um julgamento cada vez mais democrático, justo e transparente, com a modernidade que o espetáculo exige”.
Definição do quadro de julgadores
Nos encontros serão definidos também os julgadores que continuarão atuando e os que serão substituídos. Serão 45 ao todo, ocupando cinco módulos de julgamento distribuídos pela pista de desfile, com um julgador de cada quesito, atribuindo notas de 9 a 10, com frações de 0,1 (um décimo).
Veja a programação: