Escolas do Grupo Especial aprovam datas de gravações para a TV Globo

Não será permitida a presença de público na Cidade do Samba.

0
Foto: Henrique Mattos

Reunidos em plenária na noite desta terça-feira (14), na sede da LIESA, os presidentes e representantes das escolas de samba do Grupo Especial aprovaram o calendário de gravações e apresentações das finalíssimas dos concursos de samba-enredo de cada agremiação. Para evitar o risco de contaminação, com a aglomeração de grande número de pessoas nas quadras, a LIESA e a TV Globo buscaram uma solução inédita: Mostrar as finalíssimas numa série de cinco programas semanais que irão ao ar entre 16 de outubro e 13 de novembro – neste último, os doze sambas vencedores serão apresentados para todo o Brasil, simultaneamente.

No calendário aprovado pelas escolas, as gravações acontecerão na Cidade do Samba, já com a troca da cobertura da tenda principal e camarins reformados, nos dias 28, 29 e 30 de setembro, e 1º de outubro. Em cada uma dessas datas serão gravadas as disputas de três agremiações. No cronograma que será devolvido à direção da emissora, as escolas se comprometem a levar apenas os sambistas (cantores, ritmistas e outros) designados para as gravações, dentro dos limites estabelecidos.

Não será permitida a presença de público. Haverá uma equipe sanitária verificando, rigorosamente, os protocolos estabelecidos pelas autoridades municipais, promovendo, inclusive, o teste de COVID-19 em pessoas da produção presentes no local. Detalhes das gravações foram fornecidos pelo Diretor de Marketing, Gabriel David, e Comercial, Helio Motta, vice-presidente da Entidade, que representam a LIESA nos entendimentos junto a emissora.

Confira o calendário aprovado

Mais uma pauta positiva

Ao abrir a reunião, o presidente da LIESA, Jorge Perlingeiro, informou que a TV Globo estará fazendo, nos próximos dias, o depósito da primeira parcela relativa aos direitos de transmissão do Carnaval, o que dará mais ênfase para as agremiações acelerarem os trabalhos nos barracões. Adiantou também que a Prefeitura do Rio está ultimando um calendário de repasses. O primeiro deles, segundo informação de diretores da Riotur, também não tardará a acontecer.

Perlingeiro destacou ainda que a LIESA será bastante rigorosa com as suas filiadas nos desfiles do sábado das Campeãs, programado para a noite de 5 de março, quando as seis primeiras colocadas retornarão à Passarela. As Agremiações que não trouxerem a mesma quantidade de componentes fantasiados e alegorias apresentados no desfile oficial sofrerão multas nas suas cotas de premiação.

Ele seguiu dando uma grande notícia:

“A TV Globo já sinalizou que usará um canal do sistema, provavelmente o MultiShow, para transmitir o sábado das Campeãs. O espetáculo também será disponibilizado para os assinantes Globoplay”.

Regulamento aprovado

Os representantes das escolas de samba aprovaram, por unanimidade, o Regulamento do Desfile, que será semelhante ao de 2020. A única diferença foi a extinção da punição de um décimo para as escolas que não exibirem a Comissão de Frente diante do Setor 3.

“Foi um pedido da plenária, já que a aquela apresentação tirava o impacto e a surpresa programados para o 1º módulo de julgamento, situado mais à frente”.

Para encerrar o encontro, o presidente confirmou que a LIESA está programando um evento para o final de outubro, na Cidade do Samba, retomando, oficialmente, as atividades do complexo de produção e entretenimento para o Carnaval 2022.

“A Cidade do Samba voltará em pouco tempo a ocupar um lugar de destaque no roteiro turístico da Zona Portuária, somando-se à visitação dos Museus do Amanhã e de Arte, do Corredor Olímpico, da roda-gigante Rio Star e do AquaRio. E para voltar receber os visitantes à altura, estamos estudando a criação de um polo gastronômico”.

As lonas da grande praça e dos camarins, instaladas há 16 anos, já foram trocadas. Falta apenas acertar detalhes com fornecedores para que todos os barracões ganhem nova pintura.

Artigo anteriorUnidos do Viradouro divulga protótipos das fantasias de alas comerciais
Próximo artigoAcadêmicos do Cubango dá início a disputa pelo hino neste fim de semana
Locutor nas escolas de samba do RJ, analista de sistemas, jornalista (RG 0039675-RJ), compositor e intérprete. Administrador do site CARNAVAL CARIOCA.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.