
Mestre Juninho da Inocentes de Belford Roxo, deu o pontapé inicial na 12ª edição da Oficina de Percussão “A procura da cadência perfeita”, realizado na noite da última quarta-feira (7). O projeto, criação de Mestre Washington Paz, tem como objetivo formar ritmistas e tirar da ociosidade crianças através da música.
Logo que aprendem a tocar um instrumento, passam a gerar seu sustento através de shows, fazendo parte de bandas, grupos musicais ou escolas de samba. O primeiro encontro com o novo mestre foi repleto de emoção. Diretores, ritmistas e personalidades da Caçulinha da Baixada vieram prestigiá-lo.
“É maravilhoso participar deste projeto cultural pelo clima tão bacana de amizade em um período que nos encontramos devido a pandemia. Mestre Juninho é querido e talentoso demais. Ele nos dá a certeza de que será uma das grandes revelações do próximo Carnaval. É uma missão divina, preparar artistas e ainda divulgar nossa cultura para o mundo”, disse Dr. Leandro Santoro, vice-presidente da Inocentes.
Durante o curso, os alunos vão aprender teoria musical e a tocar diversos instrumentos, tais como: Tantan, tamborim, chocalho, surdo de marcação, agogô, reco-reco, caixa de guerra, cuíca, repique e pratos, sempre com atenção especial de professores especializados. Os melhores serão incluídos no quadro de ritmistas da escola.

As inscrições são gratuitas e realizadas no período das aulas que são administradas na quadra de ensaios, às quartas-feiras, das 19h às 22h. Podem se inscrever jovens e adultos de ambos os sexos e de todas as idades, incluindo aqueles que nunca tiveram contato com a música. Basta levar cópias da carteira de identidade, comprovante de residência e uma foto 3×4. Não é preciso ter instrumento para participar do curso mas é obrigatório o uso de máscara e álcool gel.
“Hoje começa meu primeiro compromisso, que é formar novos músicos que estarão mostrando em breve a sua arte nas escolas de samba e pelos palcos do Brasil. É legal demais estar cercado de verdadeiros amigos num momento tão importante da minha vida. Agradeço a presença de todos. Presidente Reginaldo Gomes vamos pra cima e trazer as notas máximas para Belford Roxo”, declarou o mestre emocionado.
O vice-presidente e a rainha de bateria, Natália Lage pegaram os tamborins e tocaram acompanhados pelo mestre, mostrando serem alunos dedicados. Também, prestigiaram o evento, o primeiro mestre-sala, Douglas Valle; a diretora geral de Barracão, Sandra Dinha, o vice-presidente social, cultural e de projetos, Ícaro Ribeiro; a musa e professora de samba no pé, Luciene Santinha, o instrutor de passistas, Yago Sensação e familiares do novo comandante da Cadência da Baixada.