12ª Oficina de Percussão vai agitar a quadra da Inocentes de Belford Roxo

0
Foto: Divulgação

Aprender a tocar um instrumento de percussão é uma das melhores coisas que uma pessoa pode fazer para tornar-se ritmista de uma escola de samba. Ter o privilégio de mostrar sua arte na Passarela do Samba é um grande prêmio. Pensando nisso, a Inocentes de Belford Roxo irá realizar no dia 7 de julho, a partir das 19h, na quadra de ensaios situada na Avenida Boulevard 1741, no Parque São Vicente, a aula inaugural da Oficina de Percussão “A procura da cadência perfeita”, coordenada pelo mestre de bateria Juninho.

A escolinha é um projeto social criado por mestre Washington Paz e tem como objetivo formar ritmistas da comunidade e também tirar da ociosidade crianças através da música. Alguns muitas vezes não têm voz onde vivem e dependem de favores de terceiros. A mudança começa quando frequentam as aulas, pois passam a fazer parte da família Inocentes e recebem total apoio dos ritmistas, diretoria e do presidente Reginaldo Gomes. Logo que aprendem a tocar, passam a gerar seu sustento com shows, fazendo parte de bandas, grupos musicais ou escolas de samba.

O projeto está na sua 12ª edição e já formou centenas de músicos. Os alunos aprendem a teoria musical e a tocar diversos instrumentos, tais como: Tantan, tamborim, chocalho, surdo de marcação, agogô, reco-reco, caixa de guerra, cuíca, repique e pratos. As aulas recebem atenção especial de professores especializados e os que mais se destacam serão aproveitados como ritmistas da agremiação.

A rainha de bateria, Natália Lage, com sua beleza e simpatia, é uma das presenças confirmadas na aula inaugural, que irá preparar os novos componentes da Cadência da Baixada. As inscrições para o curso são gratuitas e realizadas às quartas-feiras, das 19h às 22h. Podem se inscrever jovens e adultos de ambos os sexos e de todas as idades. Basta levar cópias da identidade, comprovante de residência e uma foto 3×4.

Podem participar das aulas iniciantes que nunca tiveram contato com os instrumentos e alunos que já tenham algum domínio para aprimoramento. Não é preciso ter instrumento para participar do curso. Vale lembrar que a Caçulinha da Baixada terá como enredo para o próximo Carnaval, “A meia-noite dos tambores silenciosos”, que está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Lucas Milato.

 

 

Artigo anteriorPortela, CUFA e UBER Brasil se unem para potencializar a vacinação
Próximo artigoParaíso do Tuiuti apresenta a nova coreógrafa da Comissão de Frente
Locutor nas escolas de samba do RJ, analista de sistemas, jornalista (RG 0039675-RJ), compositor e intérprete. Administrador do site CARNAVAL CARIOCA.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.