
A Unidos do Porto da Pedra definiu no último sábado (20), o hino oficial que a agremiação cantará no Carnaval 2022. Mais uma vez, a escola realizou uma final em alto nível, com onze obras que disputaram o direito de embalar o desfile que irá homenagear Mãe Stella de Oxóssi. No final, a parceria de Obá Adriano Obiodun (sobrinho da homenageada), Guga Martins, Passos Jr., Abílio Jr., Nando Tavares, Wagner Rodrigues, Clairton Fonseca, Leandro Gaúcho e Aílson Picanço foi consagrada campeã e vai representar a agremiação de São Gonçalo na Avenida no ano que vem.
Durante o evento, que contou com grandes recordações de sambas inesquecíveis do Tigre, interpretadas por Pitty de Menezes e sob o comando de Mestre Pablo e a bateria Ritmo Feroz, teve também a apresentação do 1º casal de mestre-sala e porta-bandeira, Rodrigo França e Cintya Santos, e a apresentação do segundo mestre-sala, Rodrigo Machado. O presidente da LIERJ, Wallace Palhares, a carnavalesca Annik Salmon e a rainha de bateria Kamilla Reis, também participaram do evento através de vídeos.
O sobrinho da grande homenageada do enredo, participou de todo o processo de composição do samba-enredo, a convite da parceria. A presença de Obá foi de grande importância por seu domínio no vocabulário da religião.
“Foi uma honra receber o convite da parceria nº 1 e a Porto da Pedra ter a Mãe Stella como enredo. Se ela estivesse aqui, estaria vibrando apesar de ser uma pessoa muito timida. O coração ainda está batendo no ritmo da percussão e a emoção é muita por estar aqui representando a familia, o axé e Mãe Stella, que foi tudo pra mim”.
Depois de bater três vezes na trave, o compositor Guga Martins, comemorou e dedicou a vitória a sua parceria por todo o empenho e companheirismo.
“É um sonho realizado. Costumo dizer que na Porto da Pedra eu não sou compositor, aqui sou torcedor. Acompanho a escola desde 1994 e daí, foi amor à primeira vista. Essa vitória dedico demais aos meus parceiros, pois sempre encararam a disputa como um projeto de realização, um algo a mais”, contou o torcedor/compositor campeão.
Confira a letra e áudio do samba:
Compositores:
Obá Adriano Obiodun
Guga Martins, Passos Júnior
Abílio Jr., Nando Tavares
Wagner Rodrigues, Clairton Fonseca
Leandro Gaúcho e Ailson Picanço
Intérpretes:
Wantuir e Bruno Ribas
Hoje vai ter
Festa no Orum
Mata virgem
Deixa serenar
Brilha uma estrela
Assenta o orixá
É o caçador seu Eledá
Okê arô
Okê okê arô
Menina vagueia
Ao som do tambor
Okê arô
Okê okê arô
Pisa na areia
E bate o tambor
Chefe da casa
Escolheu Yaô (ê kaô)
Quem veste branco
Abençoa Yyá (epa babá)
Protege
A senhora do ouro
A lei
É o grande tesouro
Seis pra defender
Seis para julgar
O Santo dança
Céu relampejou
Não tem demanda
Não tem cativeiro
Meu filho
Antes de nos
Darem cor
Já escutava
A voz dos terreiros
Tem fita
Vermelha e branca
Alma na ponta
Da lança
Ensina nossas crianças
Destino é lutar
Memórias o vento
Não pode levar
Escritas à luz do luar
Roda Yabá… É ginga
Canta pra firmar
Curimba
No toque do aguerê
Chamei o povo
Agogô mi ro lese,
Mãe Stella Motumbá
Flecha certeira
De Odé eu quero
Ver segurar
Cabeça feita quando
O Tigre passar
A grande final, que também foi realizada em parceria com o Instituto Abraço do Tigre, teve a transmissão feita pelo canal FitAmarela. Quem comandou o evento foi Paulo Pinna, coreógrafo da Comissão de Frente e Júnior Cabeça, Diretor de Carnaval.
Em 2022, a vermelho e branco levará para a Marquês de Sapucaí o enredo “O caçador que traz alegrias”, de autoria da carnavalesca Annik Salmon. A agremiação de São Gonçalo será a quarta escola a desfilar na sexta-feira de folia, pela Série Ouro da LIERJ.