
Quatro integrantes da Portela foram vacinadas contra a COVID-19 nesta quarta-feira (20), Dia de São Sebastião, padroeiro do Rio. Todas trabalham na área da saúde em postos das prefeituras do Rio e de Itaguaí, na Região Metropolitana. Com isso, o número de integrantes da escola imunizadas já chega a cinco.
A auxiliar administrativa Iara Júlia Soares Raposo Santos, de 57 anos, foi a primeira a receber a vacina, nesta terça-feira (19). Ela tomou a primeira dose no Posto de Saúde Vila Geny, no município de Itaguaí. Moradora de Realengo, na Zona Oeste, ela é sócia-contribuinte da escola, desfila há 10 anos em alas de comunidade e faz parte da torcida Guerreiros da Águia.
“É uma emoção enorme. Tenho pavor de injeção, mas não senti nada. Tive o privilégio de estar entre as primeiras pessoas vacinadas de Itaguaí. Espero, agora, que toda a população também possa ser vacinada”, contou Iara, que chegou a ter sintomas leves da doença no ano passado.
A cirurgiã-dentista Hellen Mary Costa, de 49 anos, foi vacinada no Centro Municipal de Saúde Catiri, em Bangu, na Zona Oeste, onde trabalha há três anos.
“Estou muito emocionada. Recebi a convocação para tomar a vacina e vim correndo. Estava de férias… Nem consegui dormir direito ontem à noite por causa dessa notícia de que havíamos sido selecionados para tomar a vacina. É um dia histórico para todos nós, profissionais de saúde do CMS Catiri, que estamos na linha de frente do combate ao vírus desde o início da pandemia”, comemorou Hellen, que é diretora de Cidadania da Portela.
Com o aumento no número de casos da doença, a dentista foi remanejada para atuar na triagem dos pacientes que chegam à unidade de saúde com sintomas da COVID-19.
“Foram meses muito pesados para todos nós que estavam no contato direto com a população, mas sobrevivemos. A vacina nos deixa muito orgulhosos e cheios de esperança por dias melhores. Todos estão ansiosos pelo momento de poder retomar suas rotinas e abraçar familiares e amigos. Por isso, eu acredito na ciência e tenho muito orgulho de fazer parte do Sistema Único de Saúde. Torcemos para que a vacina chegue logo para toda a população”, completou.
Hellen também ressaltou o fato de receber a vacina no Dia de São Sebastião, que também é padroeiro da Portela e da bateria Tabajara do Samba.
“Foi uma coincidência muito especial. Fico ainda mais emocionada só de pensar nisso”, revelou a dentista, que coordena os projetos sociais da escola e, no ano passado, comandou a campanha Águia Solidária, que distribuiu mais de duas mil cestas básicas e mil refeiçõe prontas para componentes da Portela e moradores de Oswaldo Cruz, Madureira e região.
A felicidade foi tripla na família do saudoso compositor eterno e baluarte Waldir 59, já que suas três filhas também foram imunizadas nesta quarta. A técnica em saúde bucal Rejane Machado, que desfila em carro alegórico, recebeu a injeção na Clínica da Família Helena Besserman Vianna, em Rio das Pedras, Jacarepaguá, e compartilhou o momento em seu perfil no Facebook. Já suas irmãs, Roseny e Rosilene Machado, que são agentes comunitárias de saúde da Prefeitura do Rio, foram vacinadas nas Clínicas da Família Herbert de Souza, em Tomás Coelho, e Olga Pereira Pacheco, na Piedade, respectivamente.
Passista da Grande Rio também recebeu a vacinação.
Maxwell Lacerda, de 34 anos, sabe bem as consequências que a pandemia do Coronavírus vem causando na população. Enfermeiro atuante na linha de frente com pacientes contaminados no Hospital Raul Gazolla, ele pôde, nesta terça-feira (19), sentir o alívio de ser, finalmente, imunizado.
Passista da Acadêmicos do Grande Rio desde 2007, ele fala da alegria de ver chegar em seu local de trabalho as doses para vacinação dos profissionais:
“Perdi muitos colegas da área da saúde nessa pandemia, assim como pacientes. Eu mesmo fui contaminado em abril, mas me recuperei. Agora sentimos um pouco mais de esperança”.
No entanto, Maxwell faz questão de alertar que a situação ainda é complexa.
“O hospital está cheio e ainda não é o momento de relaxar. É preciso continuar com as medidas de isolamento e com o uso de máscaras. Chegaram poucas doses da vacina, ou seja, ainda temos muito trabalho pela frente”.
