Portela emite nota sobre a morte do benemérito Mauricio Mattos

0
Foto: Divulgação

NOTA DE PESAR

A diretoria da Portela lamenta informar o falecimento do empresário Mauricio Mattos, de 77 anos, sócio benemérito da escola e fundador da revista e do camarote Rio Samba e Carnaval, o pioneiro e mais tradicional da Marquês de Sapucaí.

Ele estava internado em estado grave, há duas semanas, no Hospital Copa Star, em Copacabana. Nos últimos dias, a família chegou a pedir doações de sangue nas redes sociais e informou que ele havia contraído COVID-19. A saúde do empresário, no entanto, já estava bastante debilitada. Em junho, Mauricio precisou passar por uma cirurgia para desobstruir a carótida esquerda. Nos meses seguintes, vieram novas internações, e o estado de saúde teve grande revés.

Considerado uma das maiores personalidades do carnaval carioca, Mauricio será sempre lembrado por sua veia empreendedora. Na década de 1970, lançou a revista “Rio Samba e Carnaval”, que era distribuída gratuitamente ao público das arquibancadas e camarotes, além de servir como fonte de informações para turistas. Bastante prestigiada, a publicação reunia textos produzidos pela nata da imprensa especializada e trazia na capa estrelas como Luiza Brunet, Luma de Oliveira, Adriane Galisteu, Viviane Araújo e muitas outras.

Na mesma época, quando os desfiles aconteciam na Avenida Presidente Vargas, o empresário criou o camarote Rio Samba e Carnaval, famoso por receber artistas, políticos, atletas e personalidades do carnaval.

Frequentador da Portela desde 1966, Mauricio deixa um legado gigantesco para sua escola do coração. Orgulhava-se, por exemplo, de ter sido um dos fundadores da tradicional Ala dos Estudantes na década de 1970. No mesmo período, fez história ao levar a Portela para ensaiar no Mourisco, na Praia de Botafogo. Além de convencer o patrono Natal da Portela de que os eventos na Zona Sul seriam importantes para a escola, o empresário também foi fundamental para torná-los sucesso de público.

Grande colaborador de diversas diretorias da Portela, Mauricio, anos mais tarde, chegou a ser cotado por amigos para lançar chapa à presidência, no entanto, o fato não se concretizou. Gostava de frequentar todos os eventos da Azul e Branco, em especial a Feijoada da Família Portelense. Fazia questão, ainda, de saber do andamento do barracão, dos projetos sociais e das ações culturais. No último desfile, viveu uma das maiores emoções de sua vida ao desfilar ao lado dos integrantes da Velha Guarda Show, a convite de mestre Monarco.

Entre 2003 e 2010, foi presidente da Acadêmicos da Rocinha, levando a escola ao título do Grupo de Acesso e, no ano seguinte, ao Grupo Especial. O presidente Luis Carlos Magalhães, o vice Fábio Pavão e toda diretoria lamentam profundamente a perda deste grande portelense e solidarizam com seus amigos e familiares.

“Ele foi um gigante do carnaval, todos sabemos. Pioneiro das alas de estudantes, abrindo espaço para outros tipos de componentes, outras paixões; pioneiro na atração de ainda outros públicos em seus camarotes históricos. Foi incomparável em seu amor pela Portela. Em seu último carnaval Mauricio viveu duas alegrias que lhe faltavam. Ser convidado por Monarco e desfilar no carro da legendária Velha Guarda, uma paixão dentro de outra. Ali realizava seu sonho máximo com os baluartes da escola. Ali deixando sua última imagem para a história de todos os carnavais… para sempre”.

Anfitrião inigualável e incentivador das artes, o empresário cultivava amigos em todos os segmentos da sociedade. O cartunista Lan, falecido em novembro, chegou a retratar Mauricio em uma de suas obras. Ele também foi o criador do Troféu Tamborim de Ouro, para premiar estrelas do samba e da MPB. Ele deixa a mulher, a produtora cultural Lene De Victor, dois filhos e quatro netos.

Artigo anteriorConheça o samba da Lins Imperial para o próximo Carnaval
Próximo artigoBeija-flor de Nilópolis retoma a disputa de sambas em 7 de janeiro
Locutor nas escolas de samba do RJ, analista de sistemas, jornalista (RG 0039675-RJ), compositor e intérprete. Administrador do site CARNAVAL CARIOCA.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.