
O Dia Nacional do Samba – 02 de dezembro – é marcado por comemorações em todo o Brasil, sendo o ritmo um dos mais importantes elementos de nossa identidade. E a maior de todas as festas se dá no bairro de Oswaldo Cruz, palco do Trem do Samba, maior celebração dessa importante data.
Listado entre os “10 eventos que são a cara da cidade”, o Trem do Samba (que comemora neste ano seu jubileu de prata), leva cerca de 100 mil pessoas a refazerem anualmente, o caminho que Paulo da Portela percorria na década de 1920.
Em razão da pandemia, este ano ele não poderá ocorrer da maneira tradicional: Com muita aglomeração e calor humano. Porém, dada a importância do evento, será mantido de forma virtual o espírito de celebração, buscando reproduzir da melhor maneira possível o clima de festa. Assim, a partir das 19h desta quarta-feira, será realizada uma grande live do Trem do Samba na quadra da Portela. O evento terá participação das tradicionais Velhas Guardas, além de shows de Marquinhos de Oswaldo Cruz, Jorge Aragão, Monarco, Nelson Sargento, Noca da Portela, Marquinhos Diniz, Marlon Sete, Tia Surica e Zé Luiz do Império.
A festa irá receber vários convidados especiais, entre eles, Gilsinho (intérprete); Nilo Sério (mestre de bateria); Nilce Fran (coordenadora de passistas), Jeronimo Patrocínio (baluarte), todos da Portela e Selminha Sorriso (porta-bandeira da Beija-flor de Nilópolis). A live será transmitida no YouTube e Facebook do Trem do Samba e no Canal Fitamarela. Importante frisar que, durante a transmissão ao vivo, serão arrecadadas doações para o projeto social Mesa Brasil SESC, com o qual o Trem do Samba tem uma antiga parceria (já tendo arrecadado, em uma única edição, 2,5 toneladas de alimentos).
Serviço:
Live do Trem do Samba
Data: 2 de dezembro de 2020 (quarta-feira)
Dia Nacional do Samba
Horário: A partir das 19h
Transmissão pelos canais:
Trem do Samba e Fitamarela