
O Acadêmicos do Salgueiro recebeu, na manhã deste domingo (6), os sambas que estarão na disputa pelo hino oficial do enredo “Resistência”. Ao todo, vinte e quadro obras foram inscritas na competição.
O formato da disputa será informado durante a semana e, segundo o diretor de Carnaval, Alexandre Couto, esta promete ser uma das mais difíceis dos últimos anos.
“Nossos poetas deram um show e absorveram exatamente tudo o que foi passado desde a divulgação da sinopse. Isto é bem interessante porque, apesar de não termos uma leitura, uma explanação presencial, tudo ficou tão claro que podemos dizer que todos os sambas são verdadeiras poesias. Essa é a melhor dor de cabeça que poderíamos ter em tempos tão difíceis”.
Chancelado pelas mãos de Helena Theodoro, o enredo abordará os lugares de resistência do povo preto no Rio de Janeiro. A escola, que tem entre suas tradições, protagonizar as figuras e a cultura preta em seus enredos, vem seguindo com o planejamento do desfile, mesmo na incerteza sobre se haverá ou não o espetáculo.
“Precisamos continuar otimistas e pensar positivamente pela realização dos desfiles, pois não é só uma questão de entretenimento, é também geração de emprego e renda para milhares de artesãos profissionais que estão envolvidos, diretamente, na realização do evento. De certa forma, realizar a disputa, nos dá uma injeção de ânimo para enfrentar tudo isto”, disse Jomar Casemiro, diretor geral de Harmonia.
Ouça os 24 sambas concorrentes clicando neste link.