“Pequena África” é o enredo da Acadêmicos de Vigário Geral

0
Foto: Divulgação

Através de uma live no seu perfil oficial, a Acadêmicos de Vigário Geral anunciou o seu enredo para o Carnaval 2021. “Pequena África: Da escravidão ao pertencimento – Camadas de memórias entre o mar e o morro”, será desenvolvido pelos carnavalescos Alexandre Costa, Lino Sales e Marcus do Val. O tema será uma exaltação a região e toda sua população, reconhecimento de seu valor geográfico, urbano e artístico, enaltecendo suas raízes e seu pertencimento histórico-cultural.

O enredo apresentará a região do Centro do Rio de Janeiro onde quase 1 milhão de negros escravizados chegaram ao Brasil, e mesmo diante de todas as dificuldades em uma nova terra, criaram instituições e culturas que se tornaram símbolos não só da cidade, mas de todo país, cuja história estava soterrada por camadas de progresso.

“os carnavalescos nos deu de presente esse enredo lindo, fiquei emocionada. O tema será uma verdadeira homenagem a esse povo escravizado, que mesmo liberto, só conseguiu construir seu espaço na sociedade através do próprio e incansável esforço”, revelou a presidente Betinha.

A exemplo das grandes metrópoles brasileiras, o Rio desenvolveu-se a partir do porto. Caminho de entrada da cidade, a Zona Portuária desempenhou um papel importante na construção da identidade do povo carioca onde nasceram diferentes culturas. Esse passará a ser o ponto de partida da viagem à Pequena África.

Artigo anteriorCastor de Andrade será tema do enredo da Unidos de Bangu
Próximo artigoRitmo Solidário – Prestação de contas ao mundo do samba
Locutor nas escolas de samba do RJ, analista de sistemas, jornalista (RG 0039675-RJ), compositor e intérprete. Administrador do site CARNAVAL CARIOCA.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.