Guilherme Estevão comenta modelo para tirar dúvidas dos compositores

Carnavalesco diz que poetas elogiaram a nova fórmula do concurso e vêm participando ativamente dos tira-dúvidas.

0
Foto: Divulgação

Devido a pandemia do COVID-19, a Império da Tijuca, assim como outras agremiações, teve que reinventar-se para manter o planejamento do Carnaval 2021. Impossibilitada em manter a concurso de forma tradicional, a verde e branco do Morro da Formiga, adaptou, as tradicionais reuniões entre o carnavalesco e os compositores visando tirar dúvidas acerca do tema e preparar suas composições para a disputa.

Os encontros, que até então eram feitos presencialmente e, no máximo, uma vez na semana em um período estipulado pela diretoria, estão acontecendo virtualmente. A maneira que a escola encontrou de atender aos poetas interessados em inscrever suas obras na disputa foi tirar dúvidas através do WhatsApp direto com o carnavalesco durante o mês de junho, em qualquer dia da semana, sempre entre 19h e 21h.

Para o carnavalesco Guilherme Estevão, a solução não poderia ter sido melhor, já que os compositores estão se sentindo, segundo ele, mais à vontade.

“Muitas vezes os compositores chegavam um pouco nervosos para o tira-dúvidas na quadra com hora marcada. Mas agora eles estão fazendo isso de dentro de suas casas, podendo me ligar mais de uma vez, o que me parece que os deixa menos apreensivos e mais à vontade para abrirem o leque de questionamentos. Já com o novo método virtual, podemos nos falar mais vezes e isto facilita no resgate daquele ponto que deixou passar na conversa anterior”.

A nova fórmula de disputa também chama atenção pelo regulamento que já inicia diminuindo o valor da taxa de inscrição, revertendo esse custo em doação de cestas básicas direcionadas à comunidade.

“Acho que o interessante desse novo formato não será apenas o processo mais democrático de disputa diminuindo o valor da taxa de inscrição, mas também todo o custo que as parcerias deixarão de ter com carro de som, torcida, etc. A eliminação dos sambas, que terá como um dos pontos avaliados a visualização dos vídeos, substituindo o papel da torcida, ou seja, a gente quer ver como o público reage torcendo virtualmente”.

Número de parcerias surpreende.

Com tema aclamado pela crítica e muito elogiado nas redes sociais, o carnavalesco revela que a procura pelo tira-dúvidas está intensa.

“É cedo ainda para dizer, mas acredito que podemos chegar a mais ou menos, doze parcerias inscritas, o que eu considero um marco, comparando aos últimos anos. Nesse momento há uma renovação interessante na ala de compositores. Alguns que fizeram samba na escola e deixaram de concorrer em anos passados estão voltando, assim como também recebi ligações de novas parcerias que, provavelmente irão estrear na disputa”.

O regulamento está disponível para os todos interessados no site oficial e, acompanhando as redes sociais é possível ficar por dentro das novidades em primeira mão.

Artigo anteriorLive da Unidos do Porto da Pedra promete agitar o final de semana
Próximo artigoIntérpretes das escolas de samba mirins promovem Live Solidária
Locutor nas escolas de samba do RJ, analista de sistemas, jornalista (RG 0039675-RJ), compositor e intérprete. Administrador do site CARNAVAL CARIOCA.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.