Beija-flor reúne estrelas negras e lança enredo contra o racismo

"Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-flor" é o tema da Deusa da Passarela.

0
Foto: Divulgação

Atenta aos traços históricos do Brasil e aos movimentos contrários ao racismo que mobilizam cidadãos em todo mundo, a Beija-flor de Nilópolis lançou neste domingo (7), por meio das redes sociais, seu enredo para o próximo Carnaval. “Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-flor”, será o título do desfile que transmitirá a mensagem da luta por igualdade racial ao público da Sapucaí, tão logo os efeitos da COVID-19 sejam minimizados e a realização dos desfiles seja confirmada.

Obedecendo às normas de prevenção da doença, como fez em todas suas iniciativas desde março, a azul e branco optou por anunciar o enredo com um encontro online de suas estrelas negras, cuja batalha diária está contida na ideia de exaltar a negritude na Avenida.

Diretora do Departamento Cultural e uma das responsáveis pelo enredo, a historiadora Bianca Behrends conduziu uma transmissão ao vivo que contou com as participações do cantor Neguinho da Beija-flor e da porta-bandeira Selminha Sorriso, dois dos inúmeros ícones negros que têm trajetória entrelaçada com a da agremiação. O dirigente Gabriel David, um dos idealizadores do tema, também participou da live.

Trabalho coletivo

Decidida a “ouvir a voz” de sua comunidade, como sugere o título do enredo, a Beija-flor anunciou na transmissão que receberá contribuições de artistas, profissionais ou amadores, que queiram ajudar a escola a criar uma identidade visual (isso é, uma logomarca) que represente o tema e possa ser utilizada em diversas situações, como as estampas de camisas personalizadas produzidas a cada temporada.

Aqueles que desejarem contribuir com sugestões e criações deverão enviar um e-mail com o conteúdo produzido para imprensa@beijaflor.com.br. O processo de escolha será todo conduzido por meio das redes sociais, dado o momento de quarentena.

Em breve, mais colaborações de apaixonados e componentes da Deusa da Passarela também serão utilizadas para compor o enredo, em iniciativas que ainda serão anunciadas. A previsão é que a sinopse seja apresentada até o fim deste mês.

Logomarca provisória
Artigo anteriorRitmo Solidário – Prestação de contas ao mundo do samba
Próximo artigoLins Imperial anuncia que terá uma super Ala de Passistas
Locutor nas escolas de samba do RJ, analista de sistemas, jornalista (RG 0039675-RJ), compositor e intérprete. Administrador do site CARNAVAL CARIOCA.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.