Intérpretes da Porto da Pedra contam com uma preparação especial

0

Para cantar o samba da escola na Sapucaí, os intérpretes precisam de muita disposição, fôlego e uma enorme preparação vocal. Pitty de Menezes estreando como a voz número um da Unidos do Porto da Pedra e seu carro de som, como são chamados as vozes auxiliares, precisarão cantar por mais de 60 minutos durante o desfile.

Pitty tem uma preparação intensa com a fonoaudióloga, Ionalda Belchior. Ela administra o tempo disponível do intérprete com aulas de canto, tratamento para uma boa respiração e faz também o trabalho de psicóloga do cantor e de seus auxiliares.

“A presença da fonoaudióloga é fundamental para a nossa preparação vocal visando o grande dia. Somos atletas da voz e precisamos de uma profissional gabaritada do nível da Doutora Nalda. Faremos um grande desfile com ajuda dela e com certeza a comunidade pode esperar um excelente resultado. Além de uma grande profissional, é como se fosse uma mãezona para toda nossa equipe. Ela cuida de todos com muito amor e carinho, e não tem hora. Qualquer problema, a gente sempre liga e ela está sempre disponível para nós ajudar”.

Depois de um ano como intérprete de apoio de Luizinho Andanças, ele está empolgado com a parceria da comunidade, com a qualidade do samba-enredo e garante que todo o trabalho de preparação, que está sendo realizado terá o melhor resultado na Avenida.

“Venho me preparando forte tanto na parte vocal quanto na parte emocional. Confesso que estou um pouco ansioso pois é a minha estreia solo na Sapucaí, em uma escola gigante que é a Porto da Pedra, mas tenho me preparado bastante para o emocional não me atrapalhar. Ao contrário, irei colocar todo esse emocional de forma positiva em minha voz para emocionar a Sapucaí, junto com a minha equipe do carro de som e com essa comunidade forte de São Gonçalo”.

Atualmente desenvolvendo uma preparação para a intensa demanda vocal do intérprete Pitty de Menezes e de todo staff de cantores que compõe o carro de som, a fonoaudióloga Ionalda Belchior Pinheiro, tem uma história de amor pelo samba e pelo Tigre de São Gonçalo, que começou na infância com um tio paterno.

“Foi observando o Pitty em uma apresentação, que logo no final me dirigi a ele para elogiar o seu impecável desempenho. Despretensiosamente ele falou que estava procurando uma fonoaudióloga, não só para ele, mas também para o grupo de cantores”.

Segundo Ionalda, o fonoaudiólogo que atua na área do canto não tem a intensão de modificar o estilo ou a marca registrada do cantor.

“O meu trabalho é dialogar e definir o que pode ser mantido ou modificado, visando à saúde vocal e a longevidade da carreira do artista”.

“A ‘Ioio’ tem uma grande importância pra nós. Ter conseguido uma fonoaudióloga para o carro de som foi bom, mas ser essa pessoa especial é maravilhoso porque vai além do profissional. Ela nos prepara para os shows com exercícios específicos individuais, ajuda no nosso psicológico nos fazendo entender que ao nos prepararmos estamos prontos pra guerra. Hoje posso dizer que profissionalmente falando eu não vivo sem ela”, disse Dani Miller, uma das intérpretes do carro de som.

“É uma responsabilidade e um desafio porque é um grupo relativamente grande, onde cada um tem um registro de voz, ajustes motores e hábitos vocais. Mas o Pitty e o grupo de apoio revelam talentos preciosíssimos. São profissionais apaixonados pela Porto da pedra, estudiosos, comprometidos, focados e disciplinados. Por isso trabalhar com esses verdadeiros atletas da voz está sendo um prazer”, elogiou Ionalda.

O Tigre de São Gonçalo levará para a Passarela do Samba, o enredo “O que é que a baiana tem? Do Bonfim à Sapucaí”, que está sendo finalizado pela carnavalesca Annik Salmon, sendo a quarta a desfilar na sexta-feira de folia, pela Série A da LIERJ.


Foto: Ana Cristina Victória

Artigo anteriorSão Clemente realiza último ensaio técnico de rua na Zona Sul
Próximo artigoBeija-flor aposta na força da mulher para direção de Harmonia e Evolução
Locutor nas escolas de samba do RJ, analista de sistemas, jornalista (RG 0039675-RJ), compositor e intérprete. Administrador do site CARNAVAL CARIOCA.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.