FAETEC promove seminário sobre o Carnaval Carioca aberto ao público

0

Considerada a maior festa popular do mundo, o Carnaval será tema de um seminário na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), entidade vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A atividade será nesta quarta-feira (12), das 9h às 17h, no auditório da Presidência, em Quintino Bocaíuva.

O evento será totalmente gratuito e aberto ao público, sendo necessário se inscrever pelo endereço eletrônico: faetec.rj.gov.br. O seminário intitulado “Cultura que Transforma Vidas – Histórias, Bastidores e a Economia Criativa do Carnaval”, tem o objetivo de contribuir e debater os principais aspectos sobre o tema, como a história das agremiações e do surgimento dos blocos de rua e megablocos; o cunho social das escolas de samba na vida da comunidade; a geração de emprego e renda, como fonte de fomento à economia da cidade.

A idealizadora do projeto e primeira porta-bandeira da Beija-flor de Nilópolis, Selminha Sorriso, que também é servidora do Estado, explicou a importância de debater sobre o Carnaval para os alunos da Rede FAETEC.

“É preciso que os jovens vejam o lado profissional, cultural e social do Carnaval. Além da geração de emprego, inclusão e convívio familiar. Nós vamos mostrar que o Carnaval não é somente uma folia que dura quatro dias. Além de uma festa, faz parte da vida da população durante todo o ano”.

Nomes de peso vão marcar presença no seminário, como o carnavalesco e comentarista de Carnaval, Milton Cunha; a idealizadora do Museu do Samba, Nilcemar Nogueira; o pesquisador Fábio Fabato; a pesquisadora, carnavalesca e professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Maria Augusta Rodrigues; o pesquisador e jornalista, Aloy Jupiara; a jornalista e comentarista de Carnaval, Flávia Oliveira; o professor da associação Educafro, Renato Ferreira; o carnavalesco e artista plástico, Wagner Gonçalves; pesquisadora, Rachel Valença; o jornalista, Marcelo Mello; o jornalista e comentarista de Carnaval, Aydano André Motta; o produtor Cultural, Haroldo Costa; a escritora e historiadora, Helena Theodoro; o jornalista Leonardo Bruno; o historiador e escritor, Luiz Antônio Simas; e o diretor da Escola de Teatro Martins Pena, Marcelo Reis.

O evento ainda contará com a apresentação da Escolinha de Samba da FAETEC, Favo de Mel, única escola pública do país dedicada exclusivamente para pessoas com deficiência intelectual, formação e inclusão para o mercado de trabalho. Desde o ano passado, Selminha Sorriso ministra aulas de samba e dança do casal de mestre-sala e porta-bandeira para os alunos da unidade.

Serviço:
FAETEC – Seminário sobre Carnaval
Data: 12 de fevereiro de 2020 (quarta-feira)
Horário: Das 9h às 17h
Local: Auditório da Presidência –
Rua Clarimundo de Melo 847 – Quintino

Foto: Eduardo Hollanda

INSTALE O APLICATIVO (Android)

Artigo anteriorPresidente da Riotur anuncia agenda completa do Carnaval Rio 2020
Próximo artigoFortes chuvas altera local do ensaio da Inocentes de Belford Roxo
Locutor nas escolas de samba do RJ, analista de sistemas, jornalista (RG 0039675-RJ), compositor e intérprete. Administrador do site CARNAVAL CARIOCA.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.