
Para cantar o samba da escola, durante o desfile na Sapucaí, os intérpretes precisam de muito fôlego. E isso requer preparação. Na Unidos da Tijuca, o cantor oficial e seus auxiliares recebem cuidados de condicionamento específico na voz para dar conta da carga vocal na maratona de ensaios e desfile.
Renata Vieira é fonoaudióloga e linguista com especialização em voz e doutorado pela PUC-SP. Sua expertise em voz é ampla, pois atua em diversos campos da área, que vão da perícia vocal até o aprimoramento de atores e cantores. Sua paixão pela música não se resume ao atendimento fonoaudiológico, pois estudou canto lírico com Marçal Romero em sua juventude e hoje se aperfeiçoa no canto popular.
Ela foi docente nas universidades do Estado do Rio de Janeiro e Federal Fluminense e, atualmente, leciona em cursos de pós-graduação em fonoaudiologia. Como vocal coach, presta atendimento em sua empresa, o Liceu de Voz e Fala, no Centro do Rio.
“Sou muito feliz e honrada com a oportunidade de trazer os conhecimentos em voz adquiridos ao longo de 23 anos de carreira para contribuir com a excelente equipe de cantores da Unidos da Tijuca”.
A escola da comunidade do Borel desfilará na próxima segunda-feira (24), apresentando o enredo “Onde moram os sonhos”, um desfile com a temática sobre arquitetura e urbanismo assinada pelo carnavalesco Paulo Barros.
Foto: Mauro Samagaio