Acadêmicos de Santa Cruz
Santa Cruz de Barbalha
“Um conto popular no Cariri Cearense”
Carnaval 2020

Meus olhos arranha o céu. Desse império que ajudei a construir Mas o coração dói de saudade. Da minha Barbalha… Lá no meu Cariri… Cariris eram os índios da região Que perderam as terras, Crenças e religião. Branco deixou o medo Do papafigo, pai-da-mata, Rasga-mortalha e Assombração…

Ê, Barbalha…

Seu nome vem da medalha De quem nela residia. A primeira moradora Que o nome não dizia Vinha da família Barbalha. Era tudo que o povo sabia.

Você já foi a Barbalha? Pois, então, vá… Sabe quem já andou por lá, seu menino? Capitão Virgulino. Meu Padim Padi Ciço. O Príncipe Regente, sinhá! E um horror de muié Querendo casá! Até o Rei do Baião passou por lá…

Santo Antônio padroeiro É quem manda no lugar. Arranja emprego, cura doença. Manda chuva. Faz a roça prosperar É santo casamenteiro E passa o dia inteiro Ouvindo promessa. De quem quer desencalhar.

Você precisa ver. A festa do padroeiro. São duas semanas inteiras. De muita fé e brincadeira. Noite das Solteironas. Cantigas de roda. Dança de coco. Versos de feira. Romeiros e carpideiras. Aos pés do pau da bandeira. Erguida pelo povo de lá.

Barbalha fica pr’aquelas banda. Dos Verde Canaviá. Dos engenhos de rapadura Das belas igrejas. Ai, saudade que dá… Terra santa, terra boa Das águas medicinais. A saúde jorra em fontes E na rede de hospitais.

Terra de cordelista, Repentista e forrozeiro Poeta e versador. E tem um passarinho prosador, O Soldadinho do Araripe, Que canta e encanta por amor… Barbalha tá assim de folia!

Tem lapinha, reisado e ladainha Feira de tudo que é vendedor. É um verdadeiro Carnavá. A Santa Cruz descobriu Barbalha A terra da fé e alegria. E vai levar ocê pra lá!

Você já foi à Barbalha? Pois, então, vá… Feche os olhos, Faça um pedido. E comece a sonhar! (Quero vê ocê voltá…)

Ê, Barbalha!!!

Cahê Rodrigues / Cláudio Vieira
Agosto 2019

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Deixe seu comentáriox