Presidente Gustavo Barros convoca público para os desfiles da Intendente

Foto: Adriana Vieira

O presidente da LIESB – Liga Independente das Escolas de Samba do Brasil, Gustavo Barros, anunciou que está praticamento tudo pronto para os desfiles das Escolas de Samba das Séries “B”, “C”, “D” e “E” na Passarela Popular da Intendente Magalhães, nos dias 11 (Grupo D), 12 (Grupo C), 13 (Grupo B) e 17 de fevereiro (Grupo E), a partir das 20h.

Convido todos para comparecer, curtir e participar dos desfiles das escolas de samba da Intendente Magalhães, considerado o verdadeiro Carnaval do Povão”, destacou.

Segundo ele, a Riotur informou que este ano haverá nova iluminação e reforço no carro de som da Avenida. Porém, acrescentou, só será possível ter certeza das mudanças no primeiro dia de desfile.

Só vamos ter certeza das novidades nos dias de desfiles. Uma outra novidade será na posição das cabines dos jurados: Ao lado direito da Avenida. Das três empresas apresentadas como parceiras na montagem da infraestrutura da Intendente – Supermercados Guanabara, Ambev e UBER – somente a última participou da estrutura da Passarela. Porém, posso garantir que teremos um belo espetáculo este ano”, ressaltou Gustavo.

Com relação ao corte de 50% da subvenção destinadas às agremiações, Gustavo Barros disse que foi pesado para a liga, já que o valor está defasado com relação aos outros grupos. A Prefeitura do Rio liberou 95% do valor, ficando os 5% restantes a serem pagos após o Carnaval.

O valor ainda é muito baixo para as escolas colocarem seus carnavais na Avenida. Porém, mesmo assim, as agremiações estão superando a crise e trabalhando com garra e determinação. Vamos ter desfiles melhores do que do ano passado mesmo com o corte da subvenção. Temos tudo para apresentarmos uma grande festa e um bom Carnaval para o público da Intendente Magalhães. Que vença a melhor escola de cada grupo”, declarou.

O presidente adiantou algumas novidades que serão implementadas no Carnaval 2018, que estão no regulamento de cada série.

A Série B, por exemplo, terá o tempo máximo de 45 minutos de desfile, aumento no número de alegorias ou tripés, podendo chegar até quatro, além do número de componentes, baianas e ritmistas. As três últimas classificadas serão rebaixadas para a Série C. Nos grupos C e D o tempo de desfile será de no máximo 40 minutos e, no E, de trinta minutos. Os desfiles começarão pontualmente às 20 horas. Quatro escolas descerão do C para o D, cinco do D para o E”, explicou.

A Série E, antigo grupo de avaliação e que não recebe subvenção, contava com a inscrição de 20 escolas. Porém, segundo Gustavo, cinco escolas – Arrasta Povo, Acadêmicos do Jardim Redentor, Império de Petrópolis, Império Gonçalense e Sociedade Razões de Almeida, desistiram de desfilar. Portanto, 15 agremiações estão confirmadas para o desfile do sábado das campeãs, no dia 17 de fevereiro, subindo para a Série D as três mais bem classificadas.

Gustavo acrescentou que em seu primeiro ano de gestão o balanço foi muito positivo com destaque para a união das escolas e os eventos que foram realizados, como a premiação “Jaciara Azevedo”, grande batalhadora do Carnaval na Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro (AESCRJ), cujo trabalho mereceu a justa e especial homenagem.

O balanço foi positivo porque realizamos vários eventos entre eles o sorteio da ordem de desfiles, os lançamentos dos CD’s e o prêmio “Jaciara Azevedo”, que continuará em 2019. O único problema foi o corte no valor da subvenção. Acredito que apesar do corte, o Carnaval da Intendente ganhou dinamismo e visibilidade. As escolas ficaram mais unidas e a força se fez presente na reunião da Câmara dos Vereadores. O grupo está bastante unido. Vamos implantar novidades em 2019, uma delas será o projeto Sócio-Torcedor, uma parceria entre a LIESB e as agremiações, com um valor a receber, onde cada torcedor terá vários benefícios. Podemos pensar em fazer também um torneio de futebol entre as escolas. Vamos retornar as negociações para levarmos os desfiles da Série B para a Sapucaí. O trabalho continuará sempre em benefício das escolas e do Carnaval do Rio de Janeiro”, enfatizou.

Confira a ordem dos desfiles:

SÉRIE “B”
Terça-feira, 13/02/2018 – 20h
Estrada Intendente Magalhães

01) Acadêmicos de Vigário Geral
02) Unidos da Ponte
03) Arame de Ricardo
04) Tradição
05) Em Cima da Hora
06) Unidos das Vargens
07) Unidos do Cabuçu
08) Unidos do Jacarezinho
09) Lins Imperial
10) Vizinha Faladeira
11) Acadêmicos do Engenho da Rainha
12) União do Parque Curicica

SÉRIE “C”
Segunda-feira, 12/02/2018 – 20h
Estrada Intendente Magalhães

01) Arranco do Engenho de Dentro
02) Rosa de Ouro
03) Boca de Siri
04) Sereno de Campo Grande
05) Unidos da Vila Kennedy
06) Unidos de Lucas
07) Leão de Nova Iguaçu
08) Império da Uva
09) União de Maricá
10) Favo de Acari
11) Difícil é o Nome
12) Unidos da Vila Santa Tereza
13) Mocidade Unida do Santa Marta

SÉRIE “D”
Domingo, 11/02/2018 – 20h
Estrada Intendente Magalhães

01) Corações Unidos do Jardim Bangu
02) Unidos de Cosmos
03) Império Ricardense
04) Acadêmicos da Abolição
05) Mocidade Independente de Inhaúma
06) Alegria do Vilar
07) Chatuba de Mesquita
08) Tupy de Braz de Pina
09) Unidos da Villa Rica
10) Arrastão de Cascadura
11) União de Jacarepaguá
12) Acadêmicos de Madureira
13) Flor da Mina do Andaraí

SÉRIE “E”
Sábado, 17/02/2018 – 20h
Estrada Intendente Magalhães

01) Vaz Lobo
02) Independente da Praça da Bandeira
03) Mocidade Unida da Cidade de Deus
04) Independentes de Olaria
05) Boêmios de Inhaúma
06) Gato de Bonsucesso
07) Acadêmicos do Dendê
08) União de Campo Grande
09) Embalo do Engenho Novo
10) Unidos de Manguinhos
11) Feitiço do Rio
12) Mensageiros da Paz
13) Nação Insulana
14) Colibri de Mesquita
15) Mocidade de Vicente de Carvalho

Comentários

Comentários