Feira das Yabás com Marquinhos de Oswaldo Cruz e União da Ilha

A culinária brasileira e a Feira das Yabás serão homenageadas dentro do enredo.

 

No próximo domingo (12), acontece mais uma edição especial da Feira das Yabás. A roda de samba do cantor Marquinhos de Oswaldo Cruz receberá o Grêmio Recreativo Escola de Samba União da Ilha do Governador. A tricolor insulana contará um pouco da Culinária Brasileira, através do tema “Brasil bom de boca”, e a feira será uma das homenageadas dentro do enredo que está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Severo Luzardo.

Na avenida, a história será dividida em cinco partes: A comida dos índios, o que foi trazido de fora e introduzido na nossa alimentação, o que os negros adicionaram à culinária brasileira, o país como celeiro do mundo, e as iguarias que hoje só encontramos aqui.

“O tema é muito amplo e procuramos dividir dentro do nosso contexto. Vamos abordar da antropologia à sociologia da nossa cultura alimentar, nossos costumes e peculiaridades, além dos locais sagrados do comer brasileiro, como os mercados, as feiras livres e os botequins”, disse o carnavalesco.

No evento terá a bateria do mestre Ciça, sambas históricos da escola na voz marcante do intérprete Ito Melodia, show de passistas, baianas, Velha-Guarda e apresentação do casal de mestre-sala e porta-bandeira. E o que é melhor: De de graça. A feira tem início às 13h, na Praça Paulo da Portela em Oswaldo Cruz e acontece a cada dois meses.

Grandes nomes da MPB, como Dona Ivone Lara, Leandro Sapucahy, Leci Brandão, Arlindo Cruz, Danilo Caymmi, Fátima Guedes, Jongo da Serrinha, Guinga, dentre outros, já marcaram presença no evento cultural. A festa tem patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura e realização da Merecita Promoções e assessoria da Código Morse Assessoria de Imprensa e Comunicação. Os preços das refeições ficam em torno de R$ 30,00.

Sobre a Feira das Yabás:

A primeira edição aconteceu em 2008, por iniciativa de Marquinhos de Oswaldo Cruz, que depois de recriar o Trem do Samba e a feijoada da Portela, resolveu cantar seus sambas na quadra da Portelinha, regado a macarrão com carne assada. Nascia, assim, a primeira edição do evento que hoje reúne milhares de visitantes de todas as regiões do Rio.

Serviço:
Feira das Yabás – Música, Cultura e Gastronomia
Atrações: Marquinhos de Oswaldo Cruz e União da Ilha do Governador
Data: 12 de novembro de 2017 (domingo)
Horário: A partir das 13h
Local: Praça Paulo da Portela – Oswaldo Cruz
Classificação: Livre
Evento gratuito
Informações: (21) 97042-3110

Comentários

Comentários