Portela vai prestar homenagens a Paulo da Portela e Paulinho da Viola

Evento terá as presenças dos grupos Cartola de Noel e Tudo Azul Paulistano.

Foto: Ricardo Almeida

Os compositores Paulo da Portela (1901/1949) e Paulinho da Viola serão os grandes homenageados da próxima edição do projeto Portela de Asas Abertas, que irá acontecer neste sábado (16), a partir das 14h, na quadra da azul e branco, em Madureira. Promovido pelo Departamento Cultural da agremiação, o evento vai receber os músicos do Núcleo de Resistência e Pesquisa Tudo Azul Paulistano, além do grupo Cartola de Noel.

Com oito anos de militância cultural, o grupo Cartola de Noel é formado por Leandro Ribeiro (voz), José Roberto Leão (violão de 7 cordas), Fernando Fontes (cavaquinho), Marcio Sorriso (pandeiro) e Tangerina (percussão geral). No repertório, estão clássicos de Noel Rosa, Cartola, Geraldo Pereira, João Nogueira e outros bambas.

Em seguida, o coletivo Tudo Azul Paulistano vai apresentar o show “De Paulo a Paulinho no Terreiro”. Segundo o músico André Grangeiro, a ideia é fazer uma homenagem em duas partes: A primeira com composições do fundador Paulo da Portela e a segunda, com canções de Paulinho da Viola.

“Mesmo que o mestre Paulinho não tenha no samba de terreiro sua vertente mais forte, estamos empolgados para fazer esta homenagem no nosso estilo, só batucada e gogó”, revela Grangeiro.

A tarde festiva marcará também o início das comemorações pelos 75 anos de Paulinho da Viola, que serão completados em 12 de novembro.

“Além de ser autor do samba mais icônico sobre a Portela, ‘Foi um Rio Que Passou em Minha Vida’, Paulinho é compositor da escola, assinou um samba-enredo (em 1966) e foi o grande patrono da Velha-Guarda show nos anos 1970”, lembra o diretor cultural da escola, Rogério Rodrigues.

Quem for ao Portelão poderá conferir a exposição “Os Sabores da Portela”, em cartaz na sala do Departamento Cultural e a tradicional feira de produtos vendidos por afroempreendedores.

A entrada custa R$ 15,00. Membros da torcidas organizadas (uniformizados) pagam R$ 5,00. Sócios estatutários e sócios-torcedores terão entrada franca. A quadra fica na Rua Clara Nunes 81, em Madureira. A classificação é livre. Mais informações: (21) 3256-9411.

Comentários

Comentários