Musical Cartola, O Mundo é um Moinho estreia no Teatro Carlos Gomes

Alcione se apresenta na estreia para convidados, dia 15, e Arlindo Cruz no dia 16.

Depois de uma temporada de sucesso em São Paulo, onde foi assistido por 27 mil espectadores e teve cinco indicações para prêmios teatrais, o musical Cartola – O mundo é um moinho estreia no Rio de Janeiro em 15 de março, no Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, em sessão para convidados. A partir do dia 16, a temporada carioca estreia para o grande público e fica em cartaz até 28 de maio. Na noite de estreia, Alcione fará uma participação especial no fim do espetáculo. Já no dia 16, o convidado é o cantor e compositor Arlindo Cruz. A cada semana, o musical levará um grande nome do samba e da MPB para participação especial. Entre os artistas já convidados estão Xande de Pilares, Dudu Nobre, Leci Brandão e Sandra de Sá.

Cartola – O mundo é um moinho conta a trajetória de um dos maiores nomes do samba e da MPB, Angenor de Oliveira, Cartola, fundador de uma das mais antigas e certamente a mais popular escola de samba do Brasil, a Estação Primeira de Mangueira. Idealizado pelo ator e produtor Jô Santana, o espetáculo tem dramaturgia de Artur Xexéo, direção e encenação de Roberto Lage e direção musical de Rildo Hora. A pesquisa foi realizada por Nilcemar Nogueira, neta de Cartola, fundadora do Museu do Samba e atual Secretária Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

O musical conta ainda com um samba-enredo inédito, composto por Arlindo Cruz e Igor Leal, que embala o desfile fictício da Estação Primeira de Mangueira nas cenas finais. A trama se desenha em meio a um universo familiar para Cartola: Dentro da própria Verde e Rosa, que desenvolve um enredo justamente sobre o cantor e compositor.

O carnavalesco da escola conduz uma narrativa cheia de lirismo para os componentes da agremiação. A partir daí, tem início uma deliciosa e rica história, que passeia por fatos marcantes da vida de Cartola, temperada por suas belas canções e abordando os conflitos do cotidiano da construção de um desfile de carnaval. O musical também mergulha fundo no coração do sambista, ao falar da paixão de Cartola pela Mangueira e do amor a sua eterna companheira Dona Zica, com quem foi casado e dividiu a vida por 26 anos.

O ator Flavio Bauraqui interpreta Cartola e Virgínia Rosa vive Dona Zica. Para formação do elenco, a produção do musical selecionou 16 candidatos, após receber 3 mil inscrições e realizar mais de 400 audições.

“O espetáculo ganhou proporções maiores do que apenas uma peça teatral, se tornando uma grande ação de empoderamento dos artistas negros deste país, além de revelar novos talentos/atores e atrizes negros”, declara Jô Santana, idealizador e produtor do Projeto.

O musical é uma apresentação do Ministério da Cultura e da Rede, com apoio do Museu do Samba e patrocínio do Banco Itaú e Renner. O espetáculo tem como transportadora oficial a Avianca e conta com a promoção da Rede Globo.

Em São Paulo, indicações para prêmios

A primeira temporada ficou em cartaz de 11 de setembro a 31 de outubro de 2016, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. O espetáculo fez 30 apresentações na cidade e levou mais de 27.000 mil espectadores ao teatro. O musical recebeu indicações para cinco prêmios: Melhor Visagismo – Prêmio Arte Qualidade Brasil; Melhor Ator para Flavio Bauraqui – Prêmio Aplauso Brasil; Melhor Espetáculo Musical – Prêmio Aplauso Brasil; Melhor Ator para Flavio Bauraqui – Prêmio APCA; Melhor ator para Flavio Bauraqui – Prêmio Revista Quem.

Na temporada realizada em São Paulo, a cada semana um convidado, escolhido entre nomes de grande importância no mundo do samba, fez participação especial. Entre eles estiveram Péricles, Jorge Aragão, Leci Brandão, Eliana de Lima, Arlindo Cruz, Roberta Sá, Fabiana Cozza e Tobias da Vai Vai. O musical Cartola contou ainda com apresentações das Velhas Guardas de várias Escolas de Samba de São Paulo, entre elas a Mocidade Alegre, Camisa Verde e Branco, Vai Vai, Tom Maior, Peruche e Nenê de Vila Matilde.

Serviço:
Cartola – O Mundo é um Moinho
Temporada: De 16 de março até 28 de maio
Local: Teatro Carlos Gomes
Capacidade: 644 lugares
Endereço: Praça Tiradentes, s/nº – Centro
Quando: De quinta à domingo
Horário: Quintas, sextas e sábados, 19h; Domingos, 17h
Classificação: 12 anos
Duração: 2h30m
Ingressos: quintas e sextas R$ 70,00; sábados e domingos R$ 80,00
Venda na internet: Ticket Mais 
Vendas para grupos: (21) 2146-6527

Comentários

Comentários